sexta-feira, 7 de março de 2014

A Queima do Compadre e da Comadre

Foto de Município de Arouca - Facebook








Na véspera de Carnaval, dia 3 de Março, o Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses voltou a Jogar ao Entrudo, no âmbito da programação de Carnaval promovida pela Câmara Municipal de Arouca. O grupo encenou, uma vez mais, a Queima do Compadre e da Comadre, uma tradição carnavalesca da freguesia de Moldes. 
Vestidos a rigor, os elementos do grupo de Moldes conseguiram que o público presente na Praça Brandão de Vasconcelos conhecesse esta tradição já em desuso e fizeram com que aqueles que já a conheciam revivessem vivências do mundo rural.  Veja o vídeo aqui
A recriação da Queima do Compadre e da Comadre teve o apoio do IPDJ, no âmbito do PAJ.


Foto de Município de Arouca - Facebook


Foto de Município de Arouca - Facebook


O Compadre e a Comadre, bonecos de palha e papel que simbolizavam o homem e a mulher respectivamente, preencheram o quotidiano de algumas aldeias da freguesia de Moldes. Logo no final do mês de Janeiro, homens e mulheres, acrescentavam à sua lide diária, às escondidas e fugidas, a tarefa de dar vida àqueles que na terça-feira gorda, surgiriam à luz do dia.

Toda a aldeia se envolvia na brincadeira e os homens tentavam roubar o compadre que era feito às escondidas pelas mulheres e estas, por sua vez, tentavam roubar a comadre que era feita às escondidas pelos homens. A festa, o jogo, ou se preferirmos a guerra de sexos, terminava na terça-feira de Carnaval com a queima do Compadre e da Comadre, depois de muita luta pela apanha dos respectivos bonecos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a validação por parte do Administrador