terça-feira, 25 de outubro de 2016

Etnográfico de Moldes apresenta corais em conferência sobre a música popular e erudita

Decorreu, no passado sábado, dia 22 de Outubro, a conferência «Diálogo(s) com música: entre o popular e o erudito», organizada pelo Círculo Cultura e Democracia. A sessão, que teve como oradores Fernando Valente e Ivo Brandão, deu a conhecer a influência da música popular na composição de algumas obras eruditas de compositores portugueses contemporâneos como Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça e José Vianna da Motta. Em representação da polifonia vocal tradicional de Arouca, o Conjunto Etnográfico de Moldes apresentou alguns corais que pertencem ao riquíssimo património musical do concelho.



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vozes de Moldes enriquecem conferência «Diálogo(s) com música: entre o popular e o erudito» em Arouca

O Conjunto Etnográfico de Moldes vai apresentar alguns dos riquíssimos corais de Arouca, dos quais se destacam os velhos cramóis, na conferência «Diálogo(s) com música: entre o popular e o erudito”, organizada pela associação Círculo Cultura e Democracia. A actividade decorrerá no próximo dia 22 de Outubro, pelas 15:00, na Loja Interactiva de Turismo de Arouca. 
Segundo a associação, o objectivo é “dar a conhecer a influência da música popular na composição de algumas obras eruditas de compositores portugueses contemporâneos [Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça e José Vianna da Motta] e o trabalho de Fernando Valente, baseado na polifonia vocal tradicional da região de Arouca”. Ivo Brandão e Fernando Valente serão os oradores da conferência. 

Veja aqui um coral - Vira Bom - apresentado pelas mulheres do Conjunto Etnográfico de Moldes, registado em Dezembro de 2012, por Tiago Pereira, para o projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Conjunto Etnográfico de Moldes apresenta corais na visita da secretária de Estado do Turismo ao Arouca Geopark

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, visitou o Arouca Geopark, no passado dia 28 de Setembro, e foi brindada com uma apresentação de corais pelo Conjunto Etnográfico de Moldes. Adeus ó ria d’Abeiro, Aleloía, Tirana e Vira Bom foram algumas das cantas e cramóis que se fizeram ouvir na Cozinha do Mosteiro de Arouca, durante o jantar da comitiva. 
A visita da governante teve como propósito a assinatura do memorando de entendimento para a operacionalização do programa REVIVE que pretende recuperar 30 edifícios patrimoniais em todo o país. O Mosteiro de Arouca será um dos imóveis intervencionados, com vista à instalação de uma unidade hoteleira. 
Fotografia de Margarida Belém