terça-feira, 30 de setembro de 2014

Presença sérvia no XXXII Festival Internacional de Folclore de Arouca

Arouca, terra de ricas tradições, acolheu a 32.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca, que contou com a presença do grupo Društvo za kulturu "Kablovi", da Sérvia. De 13 a 16 de Agosto, reviveram-se os velhos tempos: as cantas, as danças, os sons, os trajos de diferentes regiões do nosso Portugal, e conheceram-se as melodias, costumes e tradições da Sérvia.
Foto de Avelino Vieira
A exibição do  filme «Sinfonia Imaterial», de Tiago Pereira, inaugurou o festival. Na Praça Brandão de Vasconcelos viu-se e ouviu-se sinfonias do património imaterial português. Seguiu-se, no dia seguinte, quinta-feira, um espectáculo e workshop de dança com o grupo anfitrião e o grupo visitante, da Sérvia. Aqui, o público despiu-se do seu papel passivo e de observador e participou na actividade, aprendendo algumas danças. 

Foto de Avelino Vieira
Uma Noite Gastronómica preencheu o terceiro dia do Festival Internacional de Folclore de Arouca. No Pátio dos Comuns, no Mosteiro de Arouca, degustaram-se os sabores típicos da gastronomia portuguesa e provaram-se as iguarias da Sérvia. As vozes do grupo Cantadeiras do Vale do Neiva enriqueceram a noite.
Foto de Avelino Vieira
Foto de Avelino Vieira
O último dia do festival começou com um desfile etnográfico de cor e alegria pelas principais ruas da vila. Destaque para o grupo de Zés Pereiras de Sanfins do Douro, que, durante a tarde, animou as ruas e chamou o povo para a festa. À noite, no Terreiro de Santa Mafalda, subiu a palco o saber do povo. Apresentaram as suas danças e costumes o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Figueiró (Amarante), o Rancho Folclórico de Mundão (Viseu) e o Rancho Folclórico Regional de Quiaios (Figueira da Foz). Actuaram ainda o Rancho Folclórico de Varziela (Felgueiras) e o Conjunto Etnográfico de Moldes, com as suas habituais beleza e serenidade serranas. O grupo Društvo za kulturu "Kablovi", da Sérvia, com os seus trajes tradicionais, elegância feminina e forte presença masculina, encerrou mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca.
Já consolidado no panorama cultural arouquense, este festival desperta cada vez mais o interesse fora de Arouca. O Festival Internacional de Folclore de Arouca, organizado pelo Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses, continua a ser um espaço intercultural, de troca de saberes e de sabores, e uma oportunidade de ver, ouvir, experienciar e saborear o que de melhor a ruralidade e a cultura popular pode oferecer.

Foto de Avelino Vieira
Foto de Avelino Vieira

Foto de Avelino Vieira
Foto de Avelino Vieira
Foto de Avelino Vieira


Foto de Avelino Vieira
Foto de Avelino Vieira