sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Vozes das mulheres do Conjunto Etnográfico de Moldes foram ouvidas no metropolitano de Lisboa


Foto de Sandra Gomes

As vozes do grupo de Corais do Conjunto Etnográfico de Moldes integraram a programação da estação de metro da Baixa-Chiado, em Lisboa, no passado mês de Dezembro. As gravações decorreram no dia 8 de dezembro, promovidas por Tiago Pereira, mentor do projeto «A música portuguesa a gostar dela própria».
«A música portuguesa a gostar dela própria» consiste na recolha/gravação do património imaterial português com vista à sua preservação e divulgação. O Conjunto Etnográfico de Moldes deu a conhecer o património de Arouca e orientou a vinda da equipa ao concelho para efectuar gravações que integraram um projecto específico a implementar na estação de metro Baixa-Chiado, em Lisboa.
O «Baixa-Chiado PT Bluestation» é um projecto conjunto da Portugal Telecom e do Metropolitano de Lisboa que teve como objectivo assegurar uma programação lúdico-cultural nos 365 dias do ano de 2012, naquela estação de metro de Lisboa.
O projecto «A música portuguesa a gostar dela própria» foi o responsável pela animação cultural durante o mês de Dezembro, em que as tradições portuguesas foram o mote para as actividades desenvolvidas. Fizeram parte da programação projecções-vídeo com tradições de Natal e Passagem de Ano em aldeias do interior do país, entre outras, e Arouca fez-se representar pela sua polifonia e doçaria de Natal. Assim, as vozes das mulheres do Conjunto Etnográfico de Moldes e também das mulheres de Tebilhão, bem como das tradições de Natal integraram a programação do mês de Dezembro da estação de metro da Baixa-Chiado, em Lisboa.


PROJECTO 516
Gravado em Moldes a 9 de Dezembro de 2012
Realização: Tiago Pereira
Som: Rosa Pomar
Assistidos por: Telma Morna e João Cabral


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a validação por parte do Administrador